Foto: Nelson Almeida/AFP

Estudo realizado pelo Paraná Pesquisas aponta que mais da metade da população brasileira acredita que a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi justa. Essa é a opinião de 57% das pessoas ouvidas pelo instituto.
Ainda segundo a pesquisa, para 37,6% dos entrevistados a condenação do petista foi injusta.

Outros 5,4% não souberam ou preferiram não opinar.

Daqueles que acreditam que a condenação do ex-presidente foi justa, a maioria são homens representados por 59,5% das respostas. Seguidos por pessoas de 35 a 44 anos (59,5%); os que têm ensino superior (63%) e moradores do Sul do Brasil (63,8%).

Já no caso da condenação injusta, a maioria são mulheres representadas por 38,2% das respostas. Seguidas por pessoas de 60 anos ou mais (41,8%); os que estudaram até o ensino fundamental (43,3%) e moradores do Nordeste do país (47,9%).

Condenação

Lula foi condenado em duas ações penais decorrentes da operação Lava Jato.

Em 2017, foi condenado pelo então juiz federal Sergio Moro por conta do processo que investigou o tríplex no Guarujá (SP).

Em 2019, foi novamente condenado na 1ª Instância da Justiça Federal pelo caso do sítio de Atibaia.

Pesquisa

Para a realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.264 habitantes, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica.

O trabalho de levantamento dos dados foi feito por meio de entrevistas pessoais telefônicas com habitantes com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 200 municípios brasileiros, de 16 a 19 de fevereiro de 2021.

A margem de erro é estimada em 2 pontos percentuais e o grau de confiança do estudo é de 95%.

Estado de Minas