Foto: Reprodução/YouTube White House

Em seu último dia como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump publicou na conta oficial da Casa Branca no YouTube seu vídeo de despedida do cargo. Na mensagem, Trump condena a invasão ao Capitólio e deseja boa sorte ao sucessor Joe Biden, sem citá-lo nominalmente.“Nesta semana, começa uma nova administração. Eu rezo pelo seu sucesso e para que faça a América segura. Envio os melhores desejos e torço para que tenham sorte, uma palavra muito importante”, diz o presidente na mensagem.

A invasão à sede do Congresso foi tema já nos primeiros minutos do vídeo. “Todos os americanos estão horrorizados com a invasão ao Capitólio”, afirmou. “Violência política é um ataque em tudo que nós valorizamos como americanos e não deve ser tolerada”, completou.

“Apesar de temos nossas divergências, somos uma nação de fé decente e cidadãos amantes da paz.”

Trump falou que, em seus quatro anos, construiu “o maior movimento político da história” e seu governo resultou na “maior economia da história”. Em mais um aceno de que pode se afetar do Partido Republicano e construir um movimento à parte, disse que seu governo “nunca foi sobre direita ou esquerda, sobre ser republicano ou democrata”.

CNN Brasil