O município de Apodi, no oeste do estado do Rio Grande do Norte já testou, até esta quarta-feira (30), mais de 30% de sua população para o novo Coronavírus. A informação consta por meio de dados quantitativos divulgados no último boletim da COVID-19, divulgado pela Secretaria de Saúde. 

De acordo com o último boletim divulgado na noite de ontem (29),  10.900 pessoas já foram testadas. Deste total 71% foi descartado (7.715) e 28% foram positivados (3.135). 


Desde que iniciou à pandemia de Coronavírus, a Prefeitura Municipal de Apodi criou uma série de ações e medidas para, de forma preventiva, combater a contaminação. Vale salientar que, mesmo com várias medidas sanitárias e de segurança em saúde, a participação da população neste processo é de vital importância. 


O município oestano conta com duas unidades de campanha, contando com médicos e toda uma equipe preparada para atender os suspeitos e positivados. Além das unidades há também o “Ronda quarentena”, onde cinco equipes de saúde visitam, casa a casa, os positivados para realizar um acompanhamento diário da evolução do caso. 


A grande testagem que está sendo realizado na população garante um diagnóstico precoce da doença, o que resulta em um tratamento rápido. Isso reflete na taxa de curados, que em Apodi é de 96,4%. 


Mesmo diante de dados otimistas as autoridades de saúde recomendam que se tenha cautela neste feriadão de final de ano. Evitar aglomerações e seguir os decretos, estadual e municipal, é de fundamental importância para evitar o contágio.