Foto: Mufid Majnun/Unsplash

O Brasil teve pelo menos 13.933 notificações de mortes por covid-19 em novembro, de acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. A marca faz com que a doença seja a 2ª maior causa de óbitos quando considerada a média das mortes para novembro de 2014 a 2018, últimos 5 anos com dados disponíveis.As mortes causadas pelo novo coronavírus superam o histórico de males como infarto, pneumonia e hipertensão.

Foto: Reprodução/Poder 360

EUA: 3ª MAIOR CAUSA DE MORTES

A mesma comparação mostra que, nos Estados Unidos, país com o maior número de mortes pela pandemia (281.442 até esta 4ª feira, 9.dez), o coronavírus foi a 3ª maior causa de mortes. Foram registrados 37.896 óbitos pela covid-19.

As fontes dos dados desta reportagem são todas oficiais. Para conhecer mais detalhes sobre o que cada país, Brasil e EUA, usam para definir causas de mortes, entre nos sites do Datasus e do CDC (Centers for Disease Control and Prevention).

Foto: Reprodução/Poder 360

MÉDIA DE MORTES NO BRASIL

O cálculo da média de mortalidade nos últimos 7 dias ajuda a entender melhor as mortes pelo novo coronavírus no país. Isso porque reduz o efeito de subnotificações –realidade reconhecida pelo próprio Ministério da Saúde.

O infográfico do Poder360 indica que há menos registros nos finais de semana por causa do regime de plantões nos hospitais, o que pode representar uma distorção nos dados.

Foto: Reprodução/Poder 360

Poder 360