Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde está realizando o inquérito de cobertura vacinal que tem como objetivo conhecer se as crianças nascidas em 2017 e que vivem nas áreas urbanas das capitais brasileiras estão com as vacinas em dia.Também será possível

• Estimar as coberturas vacinais relativas as vacinas BCG, hepatite B, poliomielite, pentavalente, rotavírus humano, febre amarela, meningococo conjugada C, pneumococo conjugado 10 valente, influenza, hepatite A, tríplice viral, varicela e reforço para DPT e Poliomielite;

• Estudar o acesso aos serviços para obtenção da primeira dose de vacina avaliada por meio da cobertura para a primeira dose de DPT (penta ou tetravalente) no primeiro ano de vida;

• Comparar as doses aplicadas e os dados de produção dos serviços de atenção básica;

• Estimar a proporção de crianças que utilizam serviços privados para imunização;

• Estudar as coberturas vacinais, esquema completo, as condições de vida predominantes nas áreas ou estratos correspondentes e dados socioeconômicos das famílias.

Mais detalhes:

Trata-se de um inquérito com o objetivo de estimar a cobertura vacinal de crianças nascidas no ano de 2017, em três momentos de sua vida: aos 12, 18 e 24 meses de idade, e residentes nas áreas urbanas das capitais brasileiras.

Uma Pesquisa Nacional que será realizada nas capitais de 19 Estados e no Distrito Federal, incluindo Natal-RN.O Inquérito de Cobertura Vacinal 2020 tem o professor Dr. José Cássio de Moraes, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, como responsável a nível nacional da pesquisa, e a nível estadual, no município de Natal-RN, a coordenação está sob a responsabilidade da professora Drª Isabelle Ribeiro Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e integrando a equipe estadual do Rio Grande do Norte, duas bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A pesquisa será realizada no domicílio da família previamente selecionada, pela SCIENCE, uma empresa especializada em coleta de dados, selecionada por intermédio de licitação. Os entrevistadores estarão devidamente treinados, identificados, fazendo uso de equipamentos de proteção individual e coletivo (máscara, protetor facial), além de manter uma distância segura dos entrevistados.

A pesquisa terá início em dezembro de 2020, com duração de 28 dias para as coletas de campo.

Em casos de dúvidas e esclarecimentos em relação a pesquisa, a população poderá entrar em contato através do disque saúde: 136 ou pelo: 0800 025 0174, disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Para informações locais será possível entrar em contato por meio do número: (84) 99897-9171.

Além desses telefones, as nossas redes sociais irão compartilhar diariamente informações a respeito da pesquisa:

Instagram: inqueritonatal2020

Twitter: ivacinal

Facebook: Inquérito Vacinal Natal