Foto: TV Globo/Reprodução


A busca pela nova cédula de R$ 200 fez com que colecionadores formassem filas nesta quarta-feira (2), na sede do Banco Central, em Brasília. A nota, com a imagem do lobo-guará, foi lançada no iníco da tarde e um grupo de mais de 20 pessoas aguardava para pegar as primeiras unidades.Segundo o Banco Central, esta é a sétima cédula da família de notas do Real. A previsão é que, neste ano, sejam produzidas 450 milhões de unidades da nota


A fila tinha distanciamento e os participantes usavam máscaras faciais, por conta da pandemia do novo coronavírus. O bombeiro militar da reserva Athos Camargo é colecionador de cédulas desde os 15 anos de idade e conta que já possui uma coleção com mais de 300 unidades. Ele afirma que chegou cedo para garantir uma nota sem qualquer marca.”Esta é a primeira vez que venho em um lançamento como este. O colecionador quer pegar uma cédula que a gente chama de flor de estampa. Uma nota que não foi utilizada, que não tem nenhuma marca, nenhum sujo, nenhum amassado, que está absolutamente perfeita”, afirma.


A nova cédula é cinza e o lobo-guará foi escolhido em uma pesquisa realizada pelo BC em 2001, para eleger quais espécies da fauna brasileira deveriam ser estampadas nas cédulas do país. De acordo com o Banco Central, o lançamento da nova nota é uma forma de a instituição agir preventivamente para a possibilidade de aumento da demanda da população por papel moeda.


O colecionador José Martins Ferreira, que também estava aguardando para poder pegar a nova cédula, afirma, no entanto, que não vai gastar a nota. “Estou na expectativa. Fizeram tanto segredo. A gente quer ver, saber como é. Eu vim pegar umas duas notas ou mais. Mas essa eu vou guardar”, afirma.

G1-DF