Imagem: Getty Images via BBC

Três shows de música pop foram realizados hoje na Alemanha para permitir que cientistas estudem os riscos de se realizar eventos com multidões em espaços fechados durante a pandemia.Cerca de 1,5 mil voluntários entre 18 e 50 anos participaram da série de três “shows-pesquisa” em Leipzig, feito pela universidade Halle. O cantor Tim Bendzko tocou em todos os três shows.

O responsável pelo estudo, Stefan Moritz, disse que ficou “muito satisfeito” com a forma como a experiência foi conduzida.

O estudo é feito em um momento em que a Alemanha registra o maior número de infecções por covid-19 desde o final de abril.

Mais de 2 mil casos foram registrados nas últimas 24 horas, totalizando 232.082 casos, segundo o instituto Robert Koch.

O show foi apelidado de Restart-19 e criado para “investigar as condições para que esses eventos possam ser realizados apesar da pandemia”, segundo os pesquisadores.

Cientistas planejaram três cenários diferentes para os 4 mil visitantes do Quarterback Immobilien Arena de Leipzig ao longo do sábado.

O primeiro show tentou simular um evento antes da pandemia; o segundo teve mais medidas de higiene e distanciamento social; e o terceiro teve metade do número de pessoas com cada pessoa a 1,5 metros de distanciamento.

Os primeiros resultados do estudo devem ser publicados em outubro.

Todos os shows tiveram entrada e saída do público na arena “para retratar o comportamento do espectador da forma mais realista possível”.

Todos os participantes foram testados para covid-19 e receberam máscaras e aparelhos que medem o distanciamento social.

Os pesquisadores usaram sprays fluorescentes para descobrir quais superfícies serão mais tocadas.

O projeto recebeu mais de um milhão de dólares dos Estados de Saxônia-Anhalt e Saxônia com o objetivo de ajudar organizadores de eventos a retomarem shows e jogos esportivos com dados mais realistas.

“A pandemia do coronavírus está paralisando a indústria de eventos”, disse o secretário de Economia e Ciência da Saxônia-Anhalt, Armin Willingmann.

“Enquanto houver risco de infecção, shows grandes, feiras comerciais e eventos esportivos não podem ser realizados. É por isso que é importante descobrir quais condições técnicas e organizacionais poderiam minimizar os riscos.”

BBC