Estabelecimentos comerciais do município estão fechados desde março, quando primeiros casos de coronavírus foram registrados.
O comércio de Itabuna, cidade no Sul da Bahia, deve reabrir no próximo dia 9 de julho, quinta-feira. A informação é do prefeito Fernando Gomes, que publicou um vídeo falando que já mandou preparar o decreto e “abre dia 9, morra quem morrer”.
Na gravação, Gomes afirma ainda que o município tem dez leitos disponíveis para o tratamento de pessoas que apresentem manifestação grave da covid-19, mas ele espera que “daqui para lá diminua essa situação nesses oito dias”.
Segundo informações do boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) nesta quarta-feira (1º), Itabuna já teve 2.748 casos confirmados da covid-19 e 58 mortes desde o início da pandemia.
A cidade é maior do sul baiano, com uma população de cerca de 200 mil pessoas. Ela está localizada a cerca de 450 quilômetros de Salvador.
Na última semana, a previsão da prefeitura de Itabuna era colocar em prática a flexibilização das atividades comerciais a partir de 1º de julho. Porém, a reabertura foi adiada, já que o município registra 100% de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com a Covid-19.
Existe a expectativa de abertura de dez novos leitos de UTI no Hospital de Base de Itabuna nos próximos dias.
A prefeitura de Itabuna também chegou a anunciar a flexibilização das atividades comerciais no início de junho, mas desistiu após uma recomendação do Ministério Público estadual (MP-BA). Os estabelecimentos não comerciais do município estão fechados desde março, quando os primeiros casos de coronavírus foram registrados.
Correio/G1