Foto: EFE/Miguel Gutiérrez

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (21) uma recompensa de US$ 5 milhões por informações que ajudem na prisão do presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela, Maikel Moreno.A informação foi divulgada pelo secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, em publicação no Twitter. A recompensa faz parte do Programa Transnacional de Prêmios de Crime Organizado, do Departamento de Estado dos EUA.

Moreno é acusado pela maior potência mundial por suposto envolvimento em práticas de corrupção na Venezuela. O presidente do STF venezuelano também sofreu sanções da Casa Branca, que impediu que ele e sua mulher entrem nos Estados Unidos.

Imagem: reprodução/Twitter

“Maikel Jose Moreno Perez, 1 amigo de Maduro, usou sua posição de autoridade para obter ganhos pessoais, aceitando subornos para influenciar os resultados de casos criminais na Venezuela. Ao indiciá-lo publicamente hoje, estamos enviando uma mensagem clara: os EUA estão firmemente contra a corrupção”, afirmou Pompeo no Twitter.

O chefe do Judiciário venezuelano é aliado do presidente Nicolás Maduro, que também está na mira do governo norte-americano, com uma recompensa 3 vezes maior. Em março, Moreno, Maduro e uma dezena de integrantes da política venezuelana foram acusados de “narcoterrorismo” e lavagem de dinheiro.

Os Estados Unidos estão entre os mais de 50 países que reconheceram, em janeiro de 2019, Juan Guaidó como legítimo presidente da Venezuela. O líder da oposição e então presidente da Assembleia Nacional acusou Maduro de fraudar as eleições de 2018.

Antes disso, os norte-americanos já tinham adicionado Maduro, Moreno e outros membros da Suprema Corte em uma lista de autoridades sob investigação. O motivo foi a anulação da Assembleia, controlada pela oposição.

Poder 360