Por Breno Perruci / @eaiboracorrer

Foi lançada nesta sexta-feira (24) a campanha “Atletas pela Vida”. O intuito é criar uma corrente do bem entre os atletas amadores potiguares por meio do incentivo à doação de sangue ao Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte). Corredores, ciclistas, triatletas, “caminhadores”, todos estão convocados a abraçar a causa. Nesse cenário as assessorias esportivas de todo o Estado podem ter um diferencial importante.“Além de reunirem números consideráveis de alunos, o objetivo primordial das assessorias esportivas é promover saúde e qualidade de vida. Então nesse propósito, porque não promover a vida em si com uma abrangência mais ampla e um alcance social maior? Não tenho dúvida que muitas assessorias de Natal e do interior vão aderir e atrelar suas marcas e seus nomes a esta causa tão nobre”, diz um dos idealizadores da campanha, o jornalista e corredor Breno Perruci.

A primeira ação efetiva já foi realizada nesta sexta mesmo quando um grupo de atletas da CB Sports foi ao Hemonorte doar sangue. A CB foi a primeira assessoria potiguar a abraçar a causa.

“Ano passado nós aderimos à Campanha Papai Noel dos Correios e desde então já era também um desejo antigo nosso realizar uma outra ação assim, então que recebemos o chamado, não pensei nem meia vez em aderir. Com um gesto de humanidade tão simples podemos salvar vidas e o momento é extremamente propício. Nós atletas podemos e devemos sim nos mover nessa direção” destaca Cid Barbosa, Head Coach da CB Sports.

Para doações em grupo, o Hemonorte pede que as equipes se organizem em no máximo 15 pessoas para cada 3 horas de doação para evitar aglomerações fora da capacidade. Na sexta-feira foram 13 atletas da CB. Neste sábado (25) irão outros 3 e mais 3 estão confirmados para a próxima semana.

A meta agora difundir a ideia para que a adesão das demais assessorias seja maciça e que essa corrente do bem seja fortalecida dentro do propósito de minimizar o quadro caótico que se encontra o reserva de sangue do Hemonorte. Atualmente, apenas 30% do estoque está disponível para atender as cirurgias do Rio Grande do Norte.

“A repercussão foi bem positiva. Logo que viram a movimentação nas redes sociais, corredores e professores de várias assessorias demonstraram interesse em aderir. Na CB por exemplo teve gente que não podia doar, mas levou o filho que podia. Teve irmã levando o irmão que não é corredor. Teve uma amiga minha, Alzira Veiga, que é delegada da Polícia Civil, doou pela primeira vez na vida e ficou tão encantada que mobilizou os colegas delegados e agentes. Já vão organizar também uma doação em massa. Esse é o espírito, criar correntes do bem”, comemora Breno.

HEMONORTE

O Hemonorte tomou todas as medidas de segurança e proteção. Para evitar aglomerações as doações estão sendo incentivadas mediante agendamento pelo telefone 3232-6733 ou pelo site www.hemonorte.rn.gov.br. Também disponibiliza álcool em gel em todas as etapas do processo, além de ter intensificado a higienização dos ambientes, ressaltando que o uso de máscara é obrigatório.

Para doar é preciso que a pessoa tenha de 16 a 69 anos, esteja em boas condições de saúde e pese mais de 50 quilos. Recomenda-se evitar o consumo de alimentos gordurosos quatro horas antes da doação. A ingestão de bebidas alcoólicas tem que ser interrompida 12 horas antes da doação. Para os atletas, a orientação é ir em dia de descanso, sem treino. Lembrar ainda de levar algum documento de identificação como o RG ou a Carteira Nacional de Habilitação.

O Hemonorte fica localizado na Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, (próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) e funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h.


BG