Foto: Josep Lago/AFP

As autoridades catalãs ordenaram neste sábado o confinamento de cerca de 200 mil habitantes em Lérida, no nordeste da Espanha, após um surto de novos casos de coronavírus na região. O país é um dos mais afetados pela pandemia na Europa, com pelo menos 28.385 mortes.— Decidimos confinar a área de Segrià (ao redor da cidade de Lleida), com base em dados que confirmam um crescimento muito importante no número de infecções por Covid-19 — disse o presidente da região, o independentista Quim Torra.

O confinamento começou ao meio-dia deste sábado (horário local) e restringe a entrada e saída de pessoas na região. O ministro regional da saúde, Alba Vergés, explicou que reuniões de mais de dez pessoas voltam a ser proibidas e que visitas a casas de repouso estão suspensas.

O novo confinamento na Catalunha acontece duas semanas após o fim de um rigoroso lockdown em todo o país, que durou cerca de três meses. Em Portugal, o governo também determinou, na semana passada, o confinamento da população em várias áreas da Grande Lisboa para combater uma onda preocupante de novas infecções nos arredores da cidade.

A mudança na cidade catalã coincide com a reabertura das fronteiras da Espanha para cidadãos de 14 países. A União Europeia confirmou oficialmente esta semana que residentes do Brasil e dos Estados Unidos serão barrados na reabertura das fronteiras externas do bloco. Nas Américas, apenas Uruguai e Canadá foram incluídos no seleto rol.

O número de casos confirmados é de 250.545 no país de 47 milhões de habitantes, de acordo com o último balanço divulgado na sexta-feira pelo Ministério da Saúde.

O Globo