Por: Ismael Sousa

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será um importante garoto propaganda nas eleições municipais de 2024. Bolsonaro fez sua primeira aparição pública neste domingo (30), após retornar dos Estados Unidos, onde participou do Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), e foi bastante ovacionado na recepção no aeroporto e em desfile de carro aberto pelas ruas da cidade.Essa recepção calorosa ao ex-presidente é um indicativo de que ele segue fortalecido politicamente e ainda tem grande apoio popular em alguns segmentos da sociedade. E é justamente esse apoio que pode ser decisivo nas eleições municipais de 2024.

Os candidatos que se alinharem com Bolsonaro e com suas ideias políticas podem ter um impacto positivo em suas campanhas eleitorais. Isso porque muitos eleitores ainda se identificam com as pautas defendidas pelo ex-presidente, como a segurança pública, a economia liberal e a valorização da família.

No Rio Grande do Norte, o Partido Liberal fez três deputados e um senador com viés de direita: Coronel Azevedo, Sargento Gonçalves, General Girão e Rogério Marinho. Também elegeu o deputado estadual mais votado, Wendell Lagartixa, com 88 mil votos, porém não foi diplomado por decisão do TSE.

Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL, entende esse peso importante que o bolsonarismo tem, e deve repassar o comando para a ala mais ideológica. Hoje a legenda está sendo comandanda pelo deputado João Maia.