Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem colecionado derrotas no Congresso em seu 3º mandato. Há 2 principais motivos, na avaliação do consultor político João Hummel, da Action RelGov:Fisiologia. Cargos e emendas são ambições dos congressistas;Ideologia. O Congresso hoje é de centro-direita e o governo tenta emplacar pautas associadas à esquerda.

Na últimas semanas, houve demonstrações dos deputados nos 2 sentidos. Primeiro atrasou a votação do novo regramento fiscal. Foram liberadas emendas e, com auxílio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o tema foi vencido no plenário.

No caso do Projeto de Lei das fake news, a situação foi outra. Mesmo com Lira atuando pela aprovação, os congressistas de direita mostraram que derrubariam a lei apoiada pelo governo.

“A dificuldade de articulação é pelos temas que o PT escolheu para dar início ao debate. O Carf, armas, toda a pauta dos sem terra. São temas associados à ideologia do PT. E será que a sociedade apoia essa pauta? Será que interessa aos congressistas de centro-direita?”, disse em entrevista ao Poder360.

Poder360