Foto: Sinte RN
Os professores da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte seguem em greve após reunião com a governadora Fátima Bezerra, nesta terça-feira (28). A categoria, representada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE-RN), rejeitou a proposta apresentada pelo governo estadual para quitação do Piso 2023, considerando-a insatisfatória.

A proposta do governo, que foi apresentada durante a reunião com a governadora, prevê o seguinte formato:

• Implementação do reajuste de 14,95% no mês de abril para os/as professores/as que estão abaixo da tabela salarial do Piso, com efeito retroativo a janeiro.

• Para os demais (professores/as da ativa, aposentados e pensionistas com paridade), implementar o reajuste em três parcelas, sendo: 7,21% em maio; 3,61% em novembro e 3,49% em dezembro.

• Quanto ao retroativo, a proposta do Governo permanece inalterada. Dessa forma, a quitação do passivo ocorreria em 8 meses, de maio a dezembro de 2024.

Em assembleia realizada após a reunião com a governadora, a maioria dos professores presentes decidiu pela continuidade da greve. A categoria reivindica não só a quitação do Piso 2023, mas também a valorização da carreira dos professores e melhores condições de trabalho.(BlogIsmaelSousa)