Foto: Reprodução

Em prisão domiciliar desde janeiro, o ex-presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson, foi lançado candidato à Presidência da República pela sigla. A convenção ocorreu na manhã desta segunda-feira (1º) em um hotel de Brasília. O ex-deputado não pôde comparecer, por conta da prisão, e se manifestou através de um vídeo.

Preso no ano passado no inquérito da Polícia Federal que apura a atuação de uma milícia digital contra a democracia e o Estado Democrático de Direito, Jefferson cumpre prisão domiciliar determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, responsável por substituir a detenção preventiva por domiciliar.

Ele é monitorado por tornozeleira eletrônica desde que deixou o Complexo Prisional de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, no final de janeiro.

Como o ex-deputado não tem condenação definitiva em órgão colegiado, ele pode concorrer. No mesmo encontro partidário, o deputado federal Daniel Silveira também foi confirmado candidato ao Senado, pelo Rio de Janeiro. Condenado a oito anos e nove meses de prisão em abril por ataques ao Supremo e à democracia, Silveira teve a pena perdoada por decreto presidencial.

GHZ