Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Auxílio Brasil de agosto, que começa a ser pago dia 9, vai incluir 1,6 milhão de famílias no programa.É o que prevê a Emenda Constitucional 123 que aprovou o aumento de R$ 200 no benefício até dezembro. Com isso, o auxílio, que foi pago a 18,13 milhões de famílias em julho, vai chegar a 19,7 milhões de famílias no próximo mês.

O texto da emenda constitucional assegura a inclusão das famílias elegíveis a receber até a data da sua promulgação, que foi em 14 de julho. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Cidadania, a fila de espera chegou a 1.568.728 famílias em julho.

Com isso, cresceu o número de pessoas que querem saber se foram aprovadas para receber o Auxílio Brasil no próximo mês. E para saber se terá direito ao Auxílio Brasil e qual o valor vai ser pago, o beneficiário pode fazer a consulta no aplicativo oficial do programa e pelo aplicativo Caixa Tem, ambos da Caixa Econômica Federal

Disponíveis nas lojas de aplicativos das plataformas de celulares e tablets dos sistemas Android e IOS, os aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem permitem aos beneficiários consultar a disponibilidade do benefício, o valor das parcelas e os calendários de pagamento.


Quem já recebia o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem, em conta Poupança Social Digital, vai receber o Auxílio Brasil da mesma forma e vai poder seguir movimentando o dinheiro pelo aplicativo, pagando contas e fazendo compras.

Consulta pode ser feita por telefone


Para saber se vai receber o Auxílio Brasil e qual o valor, o beneiciário pode fazer a consulta por telefone e ligar em dois números: no 121, para checar as informações no Ministério da Cidadania, ou no número 111, da central de atendimento da Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos do programa social.

Como funciona o aplicativo Caixa Tem?


Criado em 2020 para o pagamento do auxílio emergencial e estendido a outros programas sociais do governo federal, o aplicativo Caixa Tem ganhou a nova função com o início do Auxílio Brasil. Por ele, os beneficiários do Auxílio Brasil podem consultar a disponibilidade do benefício e o valor das parcelas.


Lembrando que por meio do aplicativo Caixa Tem, é possível pagar contas, como água e telefone; fazer compras pela internet e pelas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, com o cartão de débito virtual e QR Code; transferir recursos para outras contas; e sacar valores em espécie nas casas lotéricas, sem o uso de cartão.


Em caso de dúvidas, o beneficiário pode ligar na central telefônica da Caixa, no número 111. O atendimento funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Também é possível consultar o site do programa no enderço caixa.gov.br/auxiliobrasil.