Foto: Reprodução/Instagram)

Após a decisão do Superior Tribunal de Justiça, de que os planos de saúde não precisarão cobrir tratamentos e serviços médicos que não estiverem na lista de coberturas obrigatórias da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o apresentador Marcos Mion foi às redes criticar a decisão. Em post publicado em seu perfil no Instagrem, Mion disse que “a negativa de um exame, uma cirurgia, um tratamento, mata”.
Por seis votos a três, a Corte decidiu pela taxatividade do rol da ANS. Na prática, isso significa que será muito mais difícil que usuários de planos de saúde obtenham na Justiça cobertura de procedimento não listados pela agência reguladora.


Até agora, o entendimento era que a cobertura devia ser “exemplificativa”, sendo o rol apenas um indicador da cobertura mínima.


Mion, que tem um filho autista e é uma das vozes contra a taxatividade, já havia gravado um vídeo antes do julgamento defendendo o entendimento anterior. Após a decisão, o apresentador gravou novo vídeo criticando a mudança.


Disse que era “um absurdo sem tamanho que coloca em risco a vida de milhões de pessoas que dependem de um plano de saúde”. Veja abaixo:

O Globo