País que mais gasta com eleições, partidos e despesas por parlamentar. E o segundo mais com mais partidos políticos no mundo. Os números do Brasil chamam atenção no quesito político. E chega a despender U$ 789 milhões por ano no assunto.

Para se ter uma ideia, esses gastos com pleitos e siglas chegam a ser 2,5 vezes maior que a do segundo colocado no ranking feito pela plataforma CupomValido.com.br com dados do IMPA, World Bank e TSE. O México, segundo colocado, dedica U$ 307 milhões por ano com os dois quesitos.

Confira os números:

Quando o assunto é o número de partidos, o Brasil tem um rival a altura: a Índia. O primeiro colocado conta com 36 legendas, enquanto os brasileiros encontram 32 siglas para os representarem. A comparação com países desenvolvidos é nítida, pois eles contam com número muito menor: Itália (15), Suíça (11), Reino Unido (11), Portugal (10), França (9), Alemanha (6), Japão (6), Estados Unidos (2).

Porém, o que assusta de verdade são os gastos com parlamentares. Segundo o levantamento, cada político brasileiro custa US$ 5 milhões por ano, o que faz com que cada um deles custe o equivalmente a 528 vezes a renda média da população. Mais uma vez, o “vice-campeão” apresenta números bem menores. Um parlamentar da Argetina despende 228 vezes mais que a renda média.

Metrópoles