O Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Brasília (DF), no fim da manhã desta segunda-feira (11/4), e foi direto para o hotel. O petista está na Capital Federal para uma maratona de três dias de costuras políticas.

A primeira agenda de Lula em Brasília foi um encontro com o também ex-presidente José Sarney (MDB), na tarde de hoje.

Após uma tarde de conversas individuais, à noite Lula deverá jantar na casa do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE), no Lago Sul, com um grupo de senadores.

Apenas do MDB são 14 diretórios estaduais que apoiam a candidatura petista — incluindo os  nove da região Nordeste, além de estados como Paraná e Goiás.

Na reunião desta noite, o grupo vai reforçar os argumentos a favor da candidatura Lula, em especial devido aos palanques no Nordeste e em estados em que já há articulação com o PT para as eleições de outubro.

O apoio deve ocorrer independentemente da pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS).

De qualquer maneira, o jantar não deverá atropelar os prazos já definidos pela presidência do MDB na articulação com União e PSDB de uma chapa unificada para a presidência.

Os três partidos decidiram anunciar, em 18 de maio, os nomes que vão compor a chapa única da terceira via.

Um dos articuladores do jantar é o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que faz questão de comunicar previamente o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), sobre o jantar.

A Baleia, Renan ponderou que o jantar com Lula não teria apenas senadores do MDB, mas também parlamentares de diversos outros partidos de oposição e de centro. Entre eles, PSD, PP e Rede.

RN PRSENTE COM A GARUPA DE FÁTIMA BEZERRA

O presidente do MDB do RN, deputado Walter Alves deve participar do jantar e afinar a costura para ser anunciado vice na chapa de reeleição da Governadora Fátima Bezerra. 

O anúncio é esperado para os próximos dias, quando o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) também deve ser anunciado como pré-candidato a senador da situação.

 *Com informações do Correio, Metrópoles e Veja 

TL