Foto: cedida

Com Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) lotadas em Natal, uma idosa de 81 anos passou quatro horas do lado de fora de um dos estabelecimentos, à espera de atendimento, na noite de segunda-feira (18).O caso aconteceu na Zona Norte de Natal. Dona Maria Eremita passou mal e foi levada à UPA do bairro Pajuçara pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No entanto, a unidade estava lotada e a equipe foi orientada a levar a idosa para a UPA do bairro Potengi. No local, também não havia vaga.

Os profissionais do Samu e familiares então decidiram aguardar atendimento. Durante a espera, o oxigênio da ambulância acabou e foi preciso improvisar uma ligação com um ponto de oxigênio na parte externa do prédio.

“O pior era vê-la perguntando porque estava esperando tanto tempo do lado de fora e a gente não poder dizer que não estavam querendo atender ela”, disse uma neta da idosa. Segundo a família, a mulher só foi atendida após o auxílio de uma advogada que foi ao local.

Após a espera, a equipe de saúde da unidade constatou que dona Maria Eremita chegou a infartar. Ela segue internada na unidade e teve uma piora em um quadro de infecção na manhã desta terça-feira (19).

A diretoria da UPA Potengi afirmou que a demora no atendimento aconteceu por causa da superlotação da unidade. A UPA continuava cheia na manhã desta terça-feira (19).

Servidores também atribuem a situação à greve da categoria, iniciada no dia 11 de abril e ao aumento da demanda de pacientes nos últimos dias.

Para piorar a situação, uma sala de triagem da unidade teve um curto circuito na rede elétrica e foi interditada. Segundo a direção, o reparo deve ocorrer ao longo do dia.

g1