Foto: Sérgio Lima

Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator do Mensalão, disse que aceitaria ser candidato à Presidência da República. A afirmação foi concedida em entrevista ao programa “Conversa com Bial”, da TV Globo, na madrugada desta 3ª feira (8.mar).“Em princípio, sim [aceitaria ser candidato], mas o prazo está muito curto. Eu não tenho mais filiação partidária, me desliguei do PSB. E não procurei nenhum partido, estou tocando a minha vida”, declarou Barbosa.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estabelece 1º de abril como data limite para que os candidatos se filiem a um partido. Em fevereiro deste ano, Barbosa anunciou sua desfiliação do PSB.

“Filiação a um partido não é uma coisa tão simples, né? Há partidos que não querem ter candidatos à Presidência. O jogo eleitoral no Brasil mudou muito. A conquista do poder, hoje, não tem como troféu máximo chegar à Presidência da República”, declarou Barbosa.

O ex-presidente do STF disse ser preciso “ter alguma ação pedagógica no sentido de mostrar ao Brasil e aos atores sociais, políticos e econômicos qual é a verdadeira natureza do regime econômico do Brasil”. “Que não é só esse regime ultraliberal”, disse.

Ele afirmou que a “questão social tem que ser prioritária na agenda de qualquer governo no Brasil”. Por isso, segundo ele, seu eventual governo seria social-democrata, mas diferente do que é feito por PSDB e PT.

Poder360