Foto: Reprodução/Palácio do Planalto

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), realizaram uma conversa telefônica nesta quinta-feira (3) para discutir a guerra na Ucrânia –que já perdura há oito dias.De acordo com um porta-voz do gabinete de Johnson, os dois líderes “concordaram em pedir um urgente cessar-fogo e que a paz deve prevalecer”.

Ainda segundo o porta-voz britânico, Boris Johnson reforçou a Bolsonaro que as ações das forças russas na Ucrânia são “repugnantes”.

“O primeiro-ministro acrescentou que civis inocentes estão sendo mortos e cidades destruídas, e o mundo não pode permitir que a agressão do presidente [Vladimir] Putin tenha sucesso”, acrescentou.

Boris Johnson alertou Bolsonaro de que o Brasil era um aliado “vital” durante a Segunda Guerra Mundial, e a voz do presidente brasileiro é “crucial” neste momento de crise. “O Reino Unido e o Brasil precisam cobrar o fim da violência”, acrescentou o premiê.

Os dois líderes concordaram na “importância da estabilidade global”.

“O primeiro-ministro disse que espera trabalhar de perto com Bolsonaro em questões bilaterais chaves, como segurança e comércio”, concluiu um porta-voz de Downing Street.

CNN Brasil