O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou, nessa quarta-feira (02), que visitará o município de São José de Piranhas, no sertão paraibano, no próximo dia 8 de fevereiro. Ele fará uma visita às obras da última etapa do Eixo Norte de Integração do Rio São Francisco, que foi entregue por ele em 21 de outubro do ano passado.

Em entrevista ao programa Voz do Brasil, o presidente informou que, também no dia 8, irá em Jati, no Ceará. Já no dia 9, Bolsonaro vai aos municípios de Jucurutú e Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte. O objetivo, segundo ele, é fazer a entrega de todo o eixo norte do projeto da transposição.

“Inclusive estão preparando uma grande jegueata para me recepcionar na região. Não é a primeira vez que visito a região para entregar obras relacionadas à água. A satisfação é enorme”, disse o presidente, que reafirmou a determinação do Governo Federal para a conclusão de 100% das obras da transposição.

Além do presidente, ministros do Nordeste e que fazem parte do Governo Federal, deverão estar presentes na agenda. A informação já havia sido adiantada pelo blog no dia 26 de janeiro.

Último trecho de canal

O último trecho de canal do Projeto São Francisco, entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Avidos, foi inaugurado em outubro de 2021 por Bolsonaro. Com isso, após 13 anos desde o início do empreendimento, as obras físicas necessárias para garantir o caminho das águas dos dois eixos (Leste e Norte) estão concluídas.

A Barragem de Boa Vista, localizada no município sertanejo, teve as comportas abertas para liberação da água no dia 22 de janeiro. A estrutura é a maior do gênero de toda a transposição, com capacidade de armazenamento de 260 milhões de metros cúbicos.

Polêmica Paraíba