Altas temperaturas, seca e solos cobertos pela vegetação da Caatinga são os atributos da região semiárida do Nordeste brasileiro que surgem primeiramente no imaginário popular. No entanto, além desse cenário instigador e ainda pouco aproveitado, existe uma paisagem composta por maciços de rochas cristalinas, planícies fluviais, vales e planícies de inundações com extensas áreas de sedimentos aluvionares, que, na ausência das águas, o que ocorre na maior parte dos anos, oferece um cenário atraente e desafiador. No período chuvoso, por sua vez, essa paisagem se transforma e passa a convidar, agora com água, para outras experiências neste tempo limitado.

É nessa perspectiva que o projeto de extensão intitulado Os Recursos Hídricos no Desenvolvimento do Geoturismo no Geoparque Seridó, coordenado pela professora da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN) Vera Lúcia Lopes de Castro, contribuiu para o fortalecimento das ações no Geoparque Seridó. Por meio do compartilhamento do conhecimento sobre os aspectos da paisagem, seja na ausência ou na presença das águas fotogênicas, o projeto estimula a população e as instituições envolvidas a enxergar os elementos hidrológicos como parte da geodiversidade e, consequentemente, como atrativo no campo do geoturismo.

Segundo Vera, a ideia do projeto surgiu da necessidade de caracterizar o potencial dos elementos hidrológicos em agregar valor ao geoturismo, possibilitando um incremento para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Geoparque Seridó. A ação tem um público-alvo que compreende a comunidade acadêmica da UFRN, envolvendo docentes da ECT e dos Centros de Ciências Exatas (CCET) – Departamento de Geologia, Centro de Tecnologia (CT) – Engenharia Ambiental; e Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN). Os alunos envolvidos são da ECT e da Felcs. Além disso, destaca-se a participação das comunidades da região e de instituições governamentais e não governamentais municipais e estaduais.MAIS >