Foto: Reprodução

Um veterano de Segunda Guerra Mundial, de 97 anos, recebeu seu diploma do ensino médio nos Estados Unidos após quase oito décadas de espera. Ernie Reda foi homenageado nesta segunda-feira pela escola secundária Stadium, em Tacoma, no estado de Washington.Reda foi enviado a um campo de treinamento em 1943, ano que deveria ser o de sua formatura. Depois, ele participou da Batalha de Bulge e da Invasão da Normandia, cujos desembarques de tropas resultaram no chamado Dia D da Segunda Guerra.

Sem obter seu diploma, a neta do militar, Heather Anderson, começou a pensar em uma forma de promover esse reconhecimento ao avô, segundo a CNN. No início deste mês. ele entrou em contato com o diretora da escola, Shannon Marshall, e indagou sobre a possibilidade.

A ideia era que a instituição participasse da “Operação Reconhecimento”, programa capitaneado pela Veterans Affairs com intuito de homenagear aqueles que foram convocados e não puderam terminar o ensino médio.

A instituição não apenas aceitou como organizou uma cerimônia nesta segunda-feira em seu auditório para entregar o diploma a Reda. Quatro de seus cinco filhos estiveram presentes ao lado de outros parentes.

Com discursos semelhantes às de foramturas de graduação, Reda ganhou também dois exemplares restantes do anuário da escola de 1943.

— 78 anos depois eu consegui — vibrou Reda.

Ele foi o primeiro contemplado da escola por meio do programa. O caso, no entanto, não é inédito. Em 2017, o veterano Charles Leuzzi, também aos 97 anos, conquistou um diploma honorário. Na ocasião, o militar disse que inclusive tinha o sonho de ingressar em uma faculdade.

O Globo