Foto: Ricardo Araújo/G1

Em uma rede social, o presidente do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed), Dr. Geraldo Ferreira, postou sua visita ao Hospital Walfredo Gurgel nesta quinta-feira (23). O Médico Anestesiologista e também servidor público no Hospital Onofre Lopes e o próprio Hospital Walfredo Gurgel afirma que há pacientes em corredores lotados e infraestrutura precária como fiação exposta e vazamentos pondo em risco a saúde de pacientes e funcionários.

Há cerca de 10 dias do início da regulação da porta do Hospital, onde somente cirurgias de urgência clínica e traumas de alta complexidade, com encaminhamento prévio, serão atendidos na unidade e o presidente da Sinmed também relatou que há pacientes em macas no chão, com doenças graves como AVC e sem perspectivas de leitos.

O médico reforça a necessidade de realização de concursos públicos para completar as escalas desfalcadas e dependentes de terceirizados, ampliação de leitos por construção de novas unidades ou reformas e abastecimento de medicamentos e insumos.

Geraldo Ferreira ainda pontuou sobre os Hospitais Regionais e a falta de insumos para procedimentos básicos nas unidades e afirma que a falta empatia por parte do governo que se mostra incapaz de dar resposta às demandas da população.

“Governo tem deixado faltar insumos e prejudicado o atendimento a pacientes”, disse o presidente da Sinmed, Dr. Geraldo Ferreira.

Confira o vídeo na íntegra do Presidente do Sinmed, clicando aqui

A equipe de jornalismo do Portal 98FM, entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), que enviou a seguinte nota:

NOTA DA SESAP

A Sesap esclarece que o Estado tem reorganizado o fluxo de atendimento do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a partir da regulação que começou no dia 15 de dezembro, iniciando pela Região Metropolitana e que se estenderá para outras regiões progressivamente. A existência de pacientes em corredor será temporária devido à organização da rede.

Não procede a informação sobre falta de insumos, prova disso é o atendimento médio de 5.500 pacientes por mês na unidade. Além disso o Hospital passa por reforma estrutural, incluindo a troca da tubulação, o que faz com que a fiação, em algumas salas, esteja exposta, sem causar prejuízo aos pacientes. A Sesap esclarece ainda que está semana convocou 215 profissionais de saúde efetivos que atuarão nas unidades do Rio Grande do Norte, somando-se aos mais de 4 mil contratados desde o início da pandemia.

Esta semana também foram inaugurados 15 novos leitos no Hospital Geral João Machado que servirão de retaguarda para o Walfredo Gurgel e pacientes vasculares. A previsão é de que no dia 3 de janeiro sejam abertos mais 15 leitos.

O Governo, mesmo enfrentando a maior crise sanitária da história, nunca deixou de cumprir o papel com a saúde pública e continua trabalhando incansavelmente no propósito de salvar vidas.

98FM