Foto: Sindsaúde RN / Reprodução

Os servidores estaduais da saúde decidiram encerrar a greve que haviam iniciado em 27 de outubro. Depois de quase um mês de paralisação da categoria, o Governo do Rio Grande do Norte atendeu parte das reivindicações, o que resultou na suspensão do movimento paredista.

Durante assembleia geral da categoria, os servidores foram informados de que o governo vai pagar em uma folha suplementar progressões dos servidores de anos anteriores. Além disso, o secretário de Saúde, Cipriano Maia, se comprometeu de abonar as faltas de servidores registradas durante a paralisação.

A principal reivindicação, contudo, ainda não foi atendida. A categoria segue aguardando o envio para a Assembleia Legislativa, pelo Governo do Estado, do novo plano de cargos, carreiras e salários. Os servidores, aliás, decidiram que, se a gestão estadual não enviar o documento até a próxima sexta-feira (26), a greve poderá ser reiniciada.

Durante a assembleia geral, os servidores deram também seus depoimentos falando sobre as dificuldades que enfrentam dentro das unidades de saúde, como também denunciaram “assédio moral” por parte de gestores. Eles questionaram, ainda, os valores pagos referentes à produtividade. A direção do Sindsaúde, sindicato da categoria, se comprometeu em levar essas pautas para a próxima reunião da Mesa SUS.

98FM