Acompanhada do coordenador de Atenção Primária à Saúde Rômulo Emanuel, a secretária municipal de Saúde Juliana Freitas participou nesta terça-feira (23) de oficina do programa Previne Brasil, em uma parceria que envolveu Governo/Sesap, Ministério da Saúde e os conselhos estaduais de Saúde e de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-RN) e os nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).A oficina foi promovida para aprimorar a conexão dos municípios com as ferramentas do Previne, em especial a partir da qualificação das informações de indicadores de saúde inseridas no sistema implantado pelo ministério no fim de 2019. Assim, os municípios obtêm repasses que garantem funcionamento de unidades básicas e o programa de Saúde da Família, por exemplo.
Na oportunidade, Juliana Freitas falou sobre a importância da qualificação quanto aos indicadores que precisam ser atingidos a partir da vigência do Previne Brasil e destacou que a capacitação foi fundamental para que Governador Dix-Sept Rosado tenha condições de captar recursos.
“Precisamos estar atentos aos indicadores abordados na oficina, pois a liberação de recursos para o incremento das ações e serviços de saúde se dará com base nesses resultados.”, observou a secretária, acrescentando que a Atenção Básica foi de suma importância para o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 e que a qualificação oferecida é essencial para o fortalecimento de rede de serviços públicos de saúde.
Ao longo do dia, as equipes da Sesap e do Ministério da Saúde e os gestores discutiram as melhorias e trocaram informações a respeito de experiências exitosas que já ocorrem no RN. O Previne trabalha com frentes de financiamento por quantidade de pessoas atendidas e também pela qualificação de indicadores relacionados à cobertura de imunização, índices de mortalidade infantil, saúde bucal, saúde da mulher e outros.