O cantor e compositor Zé Ramalho Foto: Divulgação

A música “Admirável Gado Novo”, do paraibano Zé Ramalho, foi tema de uma das questões mais comentadas da prova de ciências humanas do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicado nesse domingo (20) em todo o Brasil. O intérprete da música se sentiu bastante honrado em ir parar na maior prova do país. Para Zé Ramalho, é muito significativo que mais de quatro décadas após seu lançamento, a canção ainda consiga falar da atualidade.

“É uma prova de que essa letra contém situações sociais e políticas atualizadas, acho que para sempre. Desde que o conceito de ‘atualizada’ refere-se à situação também ‘para sempre’ do povo brasileiro”, disse em nota enviada ao G1.


“Sinto-me recompensado por essa letra, que já tem quase 50 anos, estar se destacando nessas avaliações oficiais do conhecimento atual dos alunos, que estão sendo testados”, completou. A canção foi lançada em em 1979 e se tornou ainda mais popular 17 anos depois, quando virou tema de abertura da novela “O Rei do Gado”, da Globo. Ouça abaixo:



Pelas redes sociais, centenas de candidatos disseram que a questão é “a cara do governo“, ironizando uma recente declaração dada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Logo que o caderno das provas de linguagens e ciências humanas caíram nas rede sociais nesse domingo, dezenas de internautas relacionaram a questão que menciona a música “Admirável Gado Novo” com uma recente fala de Jair Bolsonaro. No último dia 15, em viagem oficial a Dubai, o presidente disse que as questões do Enem “começam agora a ter a cara do governo”.



A declaração foi dada em meio à “debandada” no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Nas últimas semanas, 37 servidores públicos pediram exoneração do instituto, responsável pelo exame.

BHAZ