Foto: Adriano Abreu/Arquivo

O coordenador de Análises Criminais da Secretaria de Segurança e Defesa Social do RN (Sesed), Ivênio Hermes, será exonerado do cargo. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, no início da tarde desta terça-feira (9). Ivênio foi preso ao ameaçar e atirar contra residência de vizinho.

De acordo com o secretário Coronel Araújo, todas as medidas foram adotadas a partir do atendimento à ocorrência, assegurando a transparência e amplo direito legal às partes envolvidas.

Ivênio Hermes, foi liberado da prisão em audiência de custódia realizada na tarde desta terça-feira (9). Ele foi liberado mediante medidas cautelares e pagamento de fiança de 40 salários mínimos. O alvará de soltura só será expedido após o pagamento, com o pesquisador podendo responder em liberdade.

A audiência começou por volta das 14h45. Ivênio Hermes esteve acompanhado de um advogado. A decisão da audiência de custódia determinou ainda que Ivênio precisará comparecer em juízo mensalmente e comunicação de novo endereço em caso de mudança de endereço. Mais cedo, o secretário de Segurança do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, confirmou que vai exonerar o coordenador de Análises Criminais da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed).

De acordo com informações do TJRN, Ivênio Hermes precisa da comparecer em juízo, mensalmente, entre os dias 20 e 30 de cada mês para informar e justificar atividades. Além disso, está proibido de sair de Natal por mais de 8 dias, informar ao juízo competente eventual mudança de endereço e suspensão do porte/posse de arma de fogo. Além disso, também está proibido de manter qualquer contato ou se aproximar das vítimas.

Confira a nota na íntegra:

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social confirmou, nesta terça-feira (9), a exoneração do coordenador de Análises Criminais da Sesed-RN, Ivênio Hermes, após ocorrência policial na noite dessa segunda-feira. Todas as medidas foram adotadas, a partir do atendimento à ocorrência, assegurando a transparência e amplo direito legal às partes envolvidas.

Caso

A confusão aconteceu no bairro Ponta Negra e resultou na prisão do membro do governo estadual na noite desta segunda-feira (09). Segundo o vizinho, as ameaças começaram depois que Ivênio acusou os filhos de Sanchez de terem tocado a campainha da sua casa. Os meninos, de 9 e 13 anos, relataram a situação e o pai decidiu cobrar explicações.

“A mãe mandou as crianças irem à padaria. Os meninos sempre fazem o mesmo caminho. Quando eles voltaram, eu vi os meus filhos apavorados e perguntei o que foi. Eles contaram que ‘um vizinho abordou a gente e ameaçou porque tocaram a campainha da casa dele, mas não foi a gente’. Eu questionei se eles estavam falando a verdade e eles disseram que estavam”, contou em entrevista à um canal de televisão.

Intrigado, o homem decidiu ir à casa de Ivênio Hermes. Lá, houve uma discussão, com troca de xingamentos. Pablo Sanchez voltou para casa e foi surpreendido pelo cientista criminal. Pelo menos 10 disparos de arma de fogo ficaram marcados na casa de Pablo.

Com informações do Novo Notícias e Tribuna do Norte