Asteroide do tamanho da Torre Eiffel se aproxima da Terra – Foto:Ilustrativa/ Wikimedia Commons

Um asteroide do tamanho da Torre Eiffel passará próximo à Terra pouco antes do Natal, segundo detectou a agência espacial norte-americana (NASA). O corpo celeste, chamado de Nereus 4660, foi observado pela primeira vez em 1982 e, desde então, é monitorado por cientistas.

Especialistas da NASA apontam, no entanto, que não há motivo para preocupação, já que o o asteroide passará, em 11 de dezembro, a cerca de 3,9 milhões de quilômetros, em torno de dez vezes a trajetória entre Terra e Lua. A distância é considerada de “potencial perigo”, mas não implica impacto sobre o planeta, de acordo com cientistas.

A previsão é que o corpo rochoso alcance a menor distânica para a Terra em fevereiro de 2060, quando deverá estar a aproximadamente 1,2 milhão de quilômetros. A NASA prevê que o asteroide deve chegar perto do planeta outras 12 vezes durante os próximos 175 anos.

O Nereus 4660 mede 330 metros de diâmetro e viaja a uma velocidade de 6.578 km/s. Cientistas veem no asteroide um bom alvo para exploração justamente por passar perto da Terra. Segundo a NASA, se fosse lançada uma missão ainda este ano, demoraria até 426 dias para alcançar a superfície do corpo celeste.

O Globo