No Rio Grande do Norte, os servidores da saúde aprovaram uma paralisação de 24h prevista para 19 de outubro.

No mesmo dia, a categoria também deve decidir se irá aprovar uma greve. Os trabalhadores reivindicam a atualização do plano de cargos e salários, o fim da insalubridade, dentre outras solicitações. O protesto foi aprovado nesta semana por unanimidade em assembleia com a categoria.

De acordo com o Sindsaúde/RN, existe uma comissão que vem discutindo o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da saúde do Estado. Porém, desde 2014 ele não é atualizado. O governo já discutiu e elaborou junto com sindicatos e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN), mas ainda não foi feito o impacto financeiro, ocasionando um atraso no envio para votação na Assembleia Legislativa do RN.

Além disso, o sindicato que representa a categoria alega também a possibilidade de retirada de direitos para os trabalhadores que atuam na contenção da pandemia da Covid-19. “O governo já está anunciando que a pandemia está quase chegando ao fim e querendo retirar o direito a insalubridade Covid que foi conquistada após negociação e reuniões de mediação com o Ministério Público do Trabalho”, informou a assessoria do órgão.

Fonte: Blog da GL
Foto: Reprodução