Jucurutu, no Rio Grande do Norte, onde está em construção a Barragem de Oiticica. – Foto: Reprodução/Twitter

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, vai investir mais dez milhões de reais para a continuidade das obras de construção da Barragem de Oiticica, na cidade de Jucurutu, no Rio Grande do Norte. O empreendimento é essencial para garantir a segurança hídrica do estado.

O anúncio do aporte foi feito nesta sexta-feira, 22 de outubro, pelo ministro Rogério Marinho. Ele destacou os esforços feitos pela União para manter o cronograma das obras da Barragem.

“São mais de R$ 260 milhões já disponibilizados no governo do presidente Bolsonaro. Nós estamos fazendo um esforço para que não haja atrasos no cronograma físico-financeiro. É uma barragem que vai permitir o acondicionamento de mais 550 milhões de metros cúbicos de água, que vão abastecer mais de 300 mil habitantes do Seridó potiguar”.



A barragem de Oiticica vai receber as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Essas águas agora podem chegar ao Rio Grande do Norte após a inauguração, na última quinta-feira, do último trecho de canal do Eixo Norte, localizado em São José de Piranhas, na Paraíba.

Também nesta sexta-feira, o ministro Rogério Marinho visitou as obras de outra barragem, a de Passagem das Traíras, em Jardim do Seridó. Ele também assinou edital para elaboração de projetos para encerramento do lixão de Caicó.

As ações integram a Jornada das Águas, evento que partiu da nascente histórica do Rio São Francisco e vai passar por Minas Gerais e os nove estados do Nordeste.


Fonte: Brasil 61