Foto: Giovani Zanardi/RPC

Diante do avanço dos preços de combustíveis, brasileiros têm tomado a decisão de cruzar a Ponte Tancredo Neves e enfrentar filas para abastecer os automóveis em Porto Iguaçu, na Argentina, cidade ligada ao Brasil por Foz do Iguaçu (PR).“Hoje vale a pena porque o combustível é praticamente metade do valor do nosso combustível no Brasil. Desde que abriu a ponte estou vindo para cá abastecer”, disse ao site G1 o motorista de aplicativo Miro Parnoff. Em um dos postos aos quais brasileiros recorreram, o litro da gasolina super – correspondente à aditivada – custa o equivalente a 3,10 reais.

No Brasil, a gasolina acumula alta de 73,4% neste ano. Foram 11 aumentos de janeiro até esta sexta-feira 29.

Segundo levantamento divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o preço médio da gasolina nos postos brasileiros subiu 3,1% nesta semana, a 6,56 reais. O valor máximo registrado se deu no Rio Grande do Sul: 7,88 reais.

Em outros 12 estados é possível encontrar a gasolina acima de 7 reais por litro: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Groso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins. Na semana passada, eram seis.

Carta Capital
Blogue Claudio Oliveira: Enquanto isso, vários estados brasileiro, não querem baixar o ICMS, para termos um combustível para barato.