Foto: Reprodução

Depois das manifestações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro que marcaram o feriado de 7 de Setembro, o pré-candidato à presidência da República Ciro Gomes (PDT-CE) fez uma live ao lado do ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Henrique Mandetta (DEM-MS). Ao ser apresentado como “adversários” na corrida presidencial, Mandetta afirmou que o cenário ainda não era “claro”.

“Isso não está claro ainda. Vai que estamos juntos? Isso daí tem muita gente que torce”, disse o ex-ministro. Ciro respondeu: “Acendo uma vela todo dia, mas eu tenho que respeitar porque você tem um grande partido. Você tem uma liderança importante que aprendi a admirar”.

Os dois falaram sobre os atos realizados nesta 3ª feira (7.set). Para Ciro, Bolsonaro não atingiu seus objetivos com os atos de 7 de Setembro: invadir o Congresso e STF (Supremo Tribunal Federal) e “usurpar o Poder para si”. Mandetta concordou.

“Depois das manifestações de hoje, nós podemos dormir sossegado. O Brasil amanhece trabalhando amanhã. Amanhã funciona o Congresso, funciona o STF e nós vamos ao nosso trabalho. Frustrou a tentativa de golpe do Bolsonaro”, disse Ciro.

Ciro enfatizou que apesar de os protestos terem sido grandes, eles não apresentaram nenhuma novidade política e nenhum novo apoiador relevante. “Tinha 125 mil pessoas na Paulista. Tinha muita gente, mas a questão é que eles não conseguiram sair da bolha. É gente muito agressiva da bolha do Bolsonaro”.

O pré-candidato à presidência em 2022 pelo PDT, que também foi ministro do governo Lula, disse que as manifestações resultaram em 2 aprendizados para o campo democrático. O primeiro, para ele, é um ato de humildade: “os bolsonaristas sabem se organizar”. O outro, é a necessidade do “campo democrático” de reaprender a se organizar em atos populares.

As lives de Ciro acontecerão toda 3ª feira em seu perfil no Instagram. Nesta 1ª edição, o ex-ministro convidou o vocalista da banda Detonautas Rock Clube, Tico Santa Cruz, com quem também discutiu música e literatura.

O vice-presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também foi convidado por Ciro para a discussão desta 3ª feira (7.set). Para ele, Bolsonaro produziu duas bravatas no hoje durante discursos nas manifestações: chamar o conselho da República e afirmar que não vai cumprir decisão judicial. Para Randolfe, Bolsonaro sabe que isso é mentira e, por isso, se comporta como “cabra covarde”.

Ciro também aproveitou o espaço para criticar as pessoas que estavam ao lado de Bolsonaro. Um deles foi o ministro da Defesa, Braga Netto, a quem Ciro definiu como general de pijamas e sem juízo crítico.

Poder360