Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (4) que o ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia “nunca o enganou“.

O chefe do Executivo referiu-se a Maia como “gordinho” e disse que o deputado começou a se “interessar pela pauta LGBT” depois de ganhar um cargo no governo de São Paulo.

Bolsonaro deu a declaração no evento da 2ª edição brasileira do Cpac (Conferência de Ação Política Conservadora, na tradução do inglês), em Brasília.

Maia é o atual secretário de Projetos e Ações Estratégicas de São Paulo e nesta semana disse pensar que Bolsonaro é homossexual. Em entrevista ao podcast “Derrete Cast” na quinta-feira (2), Maia afirmou que Bolsonaro “não consegue assumir o que ele é”.

“O Rodrigo Maia me acusou de ser gay. Se bem que eu não considero nenhum crime ser gay. Agora, repararam? Rodrigo Maia desconfia que eu sou gay. Mas repararam que depois que ele foi trabalhar com [o governador de São Paulo, João] Doria ele começou a se interessar pela pauta LGBT? Esse gordinho nunca me enganou”, disse Bolsonaro no evento.

“Olhem o nível que chega a política. Um cidadão que até pouco era a 3ª pessoa na escala hierárquica [do governo]. Depois de mim e do vice era o presidente da Câmara. A que nível que ele chegou? […] É sinal que essa pessoa nunca teve qualquer compromisso com o Brasil. Eu poderia até, se fosse o que ele falou, processá-lo por homofobia“, declarou.

Em seguida, o presidente chamou e deu um abraço na primeira-dama Michelle Bolsonaro que também estava no palco. Depois de o público do evento gritar “beija, beija”, Bolsonaro também deu um beijo em Michelle.

Em declarações anteriores, Bolsonaro também acusou Maia de atrasar o andamento de proposta de interesse do governo, como medida provisória da regularização fundiária. Neste ano, Maia chegou a ocupar cargo de vice-líder da oposição na Câmara, mas em agosto assumiu cargo na gestão de João Doria, governador que é desafeto político de Bolsonaro.

Nesta sábado (4.set), a participação do presidente na Cpac não estava prevista na agenda oficial. Antes de ir ao evento, Bolsonaro participou de ato político em passeio de moto com apoiadores em Pernambuco. No palco, junto do presidente, estavam ministros e demais membros do governo, além de ex-ministros.

Poder 360