Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde Natal está rastreando os contatos das pacientes que foram confirmadas com a variante delta no Rio Grande do Norte na terça-feira (24). Uma delas é uma mulher de 57 anos, mora em Natal, e está internada em uma unidade hospitalar. Segundo a SMS, ela não estava vacinada.Ela não apresenta histórico de viagem e apresentou os sintomas iniciais em 8 de agosto. Segundo a SMS, ainda não é possível afirmar que seja transmissão comunitária, já que o caso ainda está sendo investigado. Isso só será possível caso se confirme que não se sabe a origem da infecção.

A outra pessoa confirmada também é uma mulher e não tem relação com a outra paciente. Ela tem 32 anos e apresentou os primeiros sintomas ao chegar na capital potiguar em 5 de agosto. Ela não precisou de internação.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/Natal) está investigando os possíveis contatos dos pacientes, para viabilizar o rastreio, e intensificar a busca da variante de modo a evitar novas contaminações.

A rede assistencial de Natal informou que se mantém vigilante em relação a novos casos e reforçou a necessidade da população tomar as duas doses da vacina – com exceção da Janssen, que é de uma dose apenas.

“A nova variante, de acordo com estudos, apresenta algum bloqueio imunológico mediante um esquema vacinal completo, com duas doses, por ter maior transmissibilidade”, esclarece Juliana Araújo, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal.

A SMS Natal reitera que o município vai oferecer toda a assistência necessária e apoio nas investigações dos contatos, bem como no surgimento de novos casos. Além disso, também pede que sejam mantidos os cuidados como uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool e demais medidas de biossegurança.

G1RN