Foto: Reprodução

A Polícia Federal marcou para a próxima quarta-feira (25) o depoimento do cantor Sérgio Reis, que convocou caminhoneiros para um protesto na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O artista é acusado de ameaçar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele afirmou, em uma mensagem de áudio, que se não tirassem os ministros do Supremo em 30 dias, seria preciso “invadir, quebrar tudo e tirar os caras na marra”.

“Eles vão receber um documento assim: ‘vocês têm 72 horas para aprovar o voto impresso e para tirar todos os ministros do Supremo Tribunal Federal’. Não é um pedido, é uma ordem. Se, em 30 dias, não tirarem aqueles caras nós vamos invadir, quebrar tudo e tirar os caras na marra. Pronto. É assim que vai ser”, afirmou o artista após uma reunião em Brasília, em que sugeriu uma paralisação de produtores de soja em 12 de agosto.

Depois da fala, Reis passou a ser investigado por suspeita de “incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes” e foi alvo de mandado de busca e apreensão pela Polícia Federal, autorizados pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, em resposta a um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR).

Além dele, será ouvido no mesmo dia, Antonio Gilvan, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). Segundo fontes da corporação, o representante do setor chegou a ir até a Superintendência da PF em Mato Grosso e disse que se apresentaria em Brasília. Mas, a princípio, a oitiva dele está marcada para ocorrer também por vídeo.

R7