Presidente fala a militares em Formosa (GO) durante exercício militar – Foto: Marcos Correa / PR

Ao falar para militares e ministros, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (16) que “jamais seremos motivadores de qualquer ruptura“. Deu a declaração depois de assistir a um treinamento da Marinha em Formosa (GO). O presidente citou que o Brasil precisa de “paz, tranquilidade e harmonia” e que respeitem a Constituição.


“O Brasil precisa de paz, tranquilidade, precisa de harmonia, precisa que todos sem exceção respeitem à Constituição. Não existe entre nós um compromisso maior do que aquele de servir a sua pátria, de buscar a normalidade, a tranquilidade, a ponderação. Jamais nós seremos os motivadores de qualquer ruptura ou medidas que tragam intranquilidade para o povo brasileiro“, declarou.

“As Força Armadas são de todos nós, elas garantem e dão suporte aos Três Poderes. Qualquer movimento nosso visa única e exclusivamente a defesa da pátria“, afirmou Bolsonaro.

A fala do presidente sobre “paz e tranquilidade” ocorre em meio à tensão com o Judiciário. O chefe do Executivo anunciou que pediria o impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso do STF (Supremo Tribunal Federal). Afirmou que levaria o pedido ao Senado ainda nesta semana.

“O que nos traz paz e por vezes horas de sono tranquilo é saber que qualquer lugar do Brasil tem um militar atento ao que está acontecendo e pronto para trabalhar pela nossa democracia, pela nossa liberdade, pelas garantias do Poderes“, afirmou no evento. Antes, Bolsonaro assistiu à demonstração operativa da Operação Formosa 2021, treinamento militar da Marinha que neste ano inclui militares das Três Forças.

Em seu discurso, o presidente citou ainda que o Brasil está sendo solicitado a realizar “uma missão de socorro humanitário no Haiti“. O território haitiano foi atingido por dois terremotos no fim de semana (14.ago a 15.ago) e já registra mais de 1,2 mil vítimas. Segundo Bolsonaro, “as Forças Armadas têm dado demonstrações práticas no mundo todo em várias operações“.

Poder 360