Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O setor de serviços registrou expansão pela 1ª vez no ano em junho de 2021, segundo a IHS Markit. Entre os motivos para a retomada estão o avanço da vacinação contra a covid-19 no Brasil e a flexibilização das medidas de combate à pandemia, na avaliação da consultoria.O Índice de Atividade de Negócios do setor de serviços, desenvolvido pela IHS Markit, passou de 48,3 em maio para 53,9 em junho. Foi o 1º mês de 2o21 em que o índice ficou acima de 50 pontos.



O indicador da IHS Markit varia de 0 e 100 em comparação com o mês anterior. Uma pontuação de 50 indica estabilidade frente o período antecessor. Acima de 50 sinaliza melhora e, abaixo de 50, piora. A pontuação é feita a partir de respostas de cerca de 400 empresas do setor a um questionário da consultoria. Os dados brasileiros de junho foram coletados do dia 11 ao 25.

Os participantes afirmam que os motivos da melhora foram a flexibilização de algumas restrições da pandemia, o progresso da vacinação e um aumento de demanda.

Em junho, 35% dos brasileiros receberam pelo menos a 1ª dose da vacina contra a covid-19 e 12% estavam plenamente vacinados – ou seja, com as duas doses ou uma vacina de dose única. No mesmo mês, o país ultrapassou 100 milhões de imunizantes aplicados.

Como mostra o gráfico abaixo, a vacinação no Brasil acelerou em junho. A quantidade de doses aplicadas em junho cresceu 53% em relação a maio.



Nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde a vacinação está mais avançada, o setor está em forte recuperação, embora o ritmo tenha se desacelerado frente a maio. Nos 2 países, mais de 46% dos habitantes já estavam imunizados em junho.

Na Índia, a atividade estava em queda em junho. No país, só 4% da população havia sido imunizada até o fim do mês. As restrições de circulação também haviam sido endurecidas for causa da 2ª onda da pandemia no país.


Poder 360