Papa cumprimenta apoiadores em cerimônia no fim de junho – Foto: Remo Casilli/Reuters

O papa Francisco, de 84 anos, foi internado neste domingo, 4, no Hospital Policlínico Gemelli de Roma para ser submetido a uma intervenção cirúrgia programada com o objetivo de reparar uma “estenose (estreitamento) diverticular sintomática do cólon”, informou o Vaticano.O comunicado da Santa Sé não divulgou mais detalhes sobre o estado de saúde do pontífice e disse que novo boletim médico será divulgado após o procedimento no intestino grosso de Francisco. O profissional responsável pela operação é o professor Sergio Alfieri, especialista em cirurgias no aparelho digestivo.

O anúncio causou surpresa porque Francisco participou pela manhã da tradicional oração do Angelus, na Praça São Pedro, no Vaticano, mas não mencionou a cirurgia. Para dezenas de fiéis que acompanharam a celebração, o pontífice argentino anunciou que pretende viajar em setembro para a Hungria e a Eslováquia. Em março, ele visitou o Iraque.

Segundo especialistas no aparelho digestivo, o propósito desse tipo de cirurgia é reduzir os problema causados pelos divertículos, que são pequenas hérnas na parede do cólon, com diferentes manifestações clínicas, como hemorragias e inflamações. Esse tipo de doença é frequente em idosos.

Francisco já passou por outros problemas de saúde. Aos 21 anos, quando ainda vivia na Argentina, teve parte do pulmão retirada após uma doença respiratória. Em 2015, a Santa Sé desmentiu rumores veiculados em jornais italianos, de que ele teria um tumor cerebral benigno. Mais recentemente, ele tem sofrido com problemas de coluna e passa por sessões regulares de fisioterapia. Além disso, em 2019, ele passou por uma cirurgia de catarata.

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, assumiu o posto mais alto da Igreja Católica em 2013, após seu antecessor, Bento 16, renunciar. Foi o primeiro pontifíce a abandonar o trono de São Pedro em 600 anos. /AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Estadão