Foto: Reprodução
O munguzá (também chamado de mungunzá) é uma comida à base de milho que surgiu na África, mas que se popularizou bastante no Brasil. O prato tem várias versões, tanto doces, quanto salgadas, dependendo da região do país onde ele é preparado. Em alguns locais, é conhecido até como canjica.A receita pode ser feita com o milho branco ou amarelo. A receita que o gastrólogo Alexandre Dantas vai ensinar, utiliza ingredientes regionais como a nata e o queijo de coalho, em uma versão salgada.

Ingredientes

. 500 g de milho para munguzá (amarelo ou branco)

. 1 L de leite

. 250 g de queijo coalho cortado em cubos

. 200 g de nata

. Água suficiente para cozinhar o milho

. sal a gosto

Modo de preparo

O primeiro passo lavar os grãos para retirar impurezas. E em seguida, colocar os grãos de milho de molho. Em um recipiente com água, deixamos o milho por no mínimo 12 horas. Essa hidratação vai ajudar a deixar o grão mais macio. O recipiente pode ficar dentro da geladeira ou fora.

Depois de deixar desse tempo de molho, vamos desprezar a água e levar os grãos para a panela de pressão. Colocamos todo conteúdo dentro da panela, adicionamos água até cobrir e tampamos a panela.

A cada 20 minutos, o ideal é tirar a pressão, abrir a tampa e mexer os grãos para que não grudem no fundo da panela. Depois desse processo, ddicionamos mais água e levamos pra cozinhar mais um pouco até que eles fiquem completamente macios. Podemos repetir esse processo por até 3 vezes.

Em uma dessas etapas, acrescentamos o sal.

Depois de 3 intervalos de 20 minutos, em média, quando os grãos estiverem mais macios, vamos continuar o preparo. O ideal é passar os grãos para uma panela maior.

Já em uma panela maior, vamos adicionar a nata (que pode ser substituída também por creme de leite ou requeijão). Depois podemos incluir parte do leite. O ideal é mexer sempre pra que os ingredientes incorporem aos poucos e a mistura fique cremosa e não grude no fundo da panela.

Aos poucos, vamos acrescentando o restante do leite. Vamos perceber que o munguzá vai aumentando de volume e ficando mais cremoso. Nesse ponto, vamos ajustar o sal e acrescentar o queijo. É importante colocar pedaços grandes para o queijo não desmanchar dentro da mistura.

Depois é só deligar o fogo e servir.

Por G1/RN