A vacinação dos profissionais de educação do Rio Grande do Norte (RN) será iniciada com o lote de imunizantes recebido nesta quarta-feira (2). As vacinas contra a Covid-19 serão distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) aos municípios ainda nesta tarde, para agilizar o processo.De acordo com a pactuação feita entre o estado e as gestões locais, a vacinação começa por profissionais que atuam em creches e pré-escolas. O lote de 95.500 doses da Astrazeneca/Fiocruz terá 10% destinados ao público da educação.

A vacinação dos profissionais da educação vai atender todos os trabalhadores que atuam em instituições de ensino. A inclusão do grupo entre a prioridade para imunização era defendida pela governadora Fátima Bezerra desde dezembro de 2020, até ser atendida pelo Ministério da Saúde na última semana de maio.

Segundo a orientação ministerial, o lote atenderá também à continuidade da imunização de pessoas com comorbidades e deficiência permanente.

Neste feriado, dia 3, o Rio Grande do Norte ainda deverá receber mais vacinas contra a Covid-19. Serão 14.040 doses da Pfizer, totalizando 109.540 doses recebidas esta semana. O imunizante da Pfizer é voltado para trabalhadores do setor aéreo e para quem tem comorbidade, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente.

Com esses dois lotes, o estado chega a 1,6 milhão de vacinas disponibilizadas. A plataforma RN+ Vacina aponta que até o início da manhã de hoje foram registradas as aplicações de 1.085.212 vacinas, sendo 716.436 pessoas que receberam ao menos uma dose e 368.776 potiguares com o esquema vacinal completo, representando 10,43% da população total do Estado.