O Secretário de Gestão de Projetos e Metas do Governo Fátima Bezerra (PT), Fernando Mineiro, chamou de fake news uma notícia divulgada pelo próprio Governo do RN. Em texto publicado pela comunicação governamental, ele teria dito que a média diária por leitos Covid-19 acima de 100 aponta para uma postura mais firme para barrar a economia, “senão quem perderá com isso é a população mais desfavorecida, porque os mais endinheirados têm condições de buscar outras alternativas para enfrentar a Pandemia.”

Após a repercussão negativa, o Governo soltou uma nota com uma correção, afirmando que houve um erro de transcrição. Em vez de ter dito que seria preciso “barrar a economia” como forma de conter o avanço da Pandemia, o secretário Mineiro teria falado sobre a necessidade de “barrar a pandemia”.

Após a correção feita pela assessoria, Mineiro soltou outra nota classificando como fake News a fala transcrita pelo próprio governo após a reunião dele com prefeitos das regiões do Vale do Açu e Central na quarta-feira (2).

Confira abaixo a nota de Mineiro:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Está circulando uma informação falsa dizendo que eu teria afirmado em uma reunião com prefeitos que “era preciso barrar a economia”. Jamais falei isso.

A minha fala foi a transcrita abaixo:

Na reunião nós reafirmamos a posição da governadora Fátima, que é fazer as parcerias com os municípios para enfrentar o avanço da pandemia. Nós vivemos um momento muito delicado, com alguns especialistas, inclusive, alertando para uma possível terceira onda, e é preciso que a gente tenha uma atitude, não só em termos de governantes, Governo do Estado e Prefeituras, mas também da população, em cumprir os protocolos. Nós estamos vivendo a seguinte situação: a gente consegue conter o crescimento, barrar a expansão da contaminação e isso existe uma pressão de vários setores para que abra e tenha medidas menos restritivas e volta tudo à estaca zero. Então nós precisamos, diante dos dados que são graves, diante dos índices que são altos aqui no estado, nos últimos dias a média por demanda de leitos está acima de cem, permaneceu acima de cem, não conseguimos baixar, o que mostra o avanço da contaminação do coronavírus. Então é preciso ter uma outra postura, digamos assim, mais atenta, mais firme para barrar a pandemia porque senão nós vamos ter grandes problemas e quem vai perder com isso é a população mais desfavorecida porque as pessoas mais endinheiradas têm condições de buscar outras alternativas para enfrentar a pandemia.

E para comprovar o que eu disse, segue o áudio anexado.

Natal, 03 de junho de 2021

PROJETO GOVERNO CIDADÃO – GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE

FERNANDO WANDERLEY VARGAS DA SILVA

SECRETÁRIO ESTADUAL DE GESTÃO DE PROJETOS E METAS

COORDENADOR DO GOVERNO CIDADÃO

Portal Grande Ponto