Se você ama observar o céu e as estrelas já pode ir se preparando! Na próxima quinta-feira, 10 de junho, vai acontecer um fenômeno raro: um eclipse anular, um tipo de eclipse solar parcial que forma o que é chamado de “anel de fogo” no céu.Mas afinal, qual a diferença desse para um eclipse solar comum? Durante um eclipse solar, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. Já no eclipse anular, a Lua está num ponto distante da órbita terrestre e fica com uma aparência menor, deixando as bordas do Sol aparecerem. Esse efeito faz com que uma espécie de “anel de fogo” apareça no céu.

Essa vai ser a primeira vez que um eclipse anular acontece em 2021. Infelizmente, nós aqui do Brasil só vamos conseguir vê-lo por fotos na internet. O fenômeno só poderá ser visto totalmente no norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia. Na costa leste dos Estados Unidos, em Montreal, no Canadá, e em Londres, por exemplo, o espetáculo pode ser observado de forma parcial, conforme explicado pela CNN.

O eclipse durará cerca de 3 minutos e 51 segundos, com início previsto para 5h12, no horário de Brasília. Caso você esteja em um desses países, especialistas recomendam que use óculos especiais para assistir o fenômeno, para evitar danos nos olhos.

CNN Brasil