Foto: Sergio Lima

A Copa América registrou ao menos 140 casos de covid-19. O número foi divulgado pela Conmebol, entidade organizadora do evento, nesta segunda-feira (21.jun.2021). Na 6ª feira (18.jun.2021), o número divulgado pelo Ministério da Saúde era de 82 casos confirmados.Segundo a Conmebol, operários, integrantes de delegações e terceirizados formam a maior parte dos infectados. A entidade, porém, não detalha quantas pessoas de cada grupo foram infectadas nem quantas são jogadores.

Até o momento, foram realizados 15.235 testes RT-PCR. A taxa de diagnósticos positivos é de apenas 0,9%. Mas isso não significa que 15.235 pessoas foram testadas. Todas as pessoas envolvidas na competição são testadas a cada 48 horas, caso não tenham um resultado positivo.

Segundo a Conmebol, os testes são realizados em jogadores e na equipe operacional da Conmebol, “incluindo árbitros, técnicos, auxiliares e terceirizados”. Como a taxa diminuiu de 1,2% na 6ª feira (18.jun.2021) para 0,9% nesta 2ª feira (21.jun.2021), a entidade considera que “as medidas preventivas e os protocolos de saúde estão funcionando conforme o esperado”.

Entre as medidas anunciadas pela entidade estão os testes constantes e o isolamentos dos casos positivos. A Conmebol também afirma que realiza uma “bolha sanitária” na qual tenta isolar os jogadores, com medidas como o transporte por voos fretados, e evitar contatos desnecessários.

A Copa América começou em 13 de junho. Menos de um dia depois, 4 das 10 delegações tiveram casos confirmados de covid-19.

Poder360