Oi, gente! A chegada da tecnologia de biometria nos Smartphones foi um dos avanços mais importantes para os celulares, sabia? É que com esses novos sensores eles acabaram se tornando mais seguros. Certamente você já deve ter ouvido falar do "Desbloqueio por digital", né? Afinal, essa é uma das funções mais populares. 💙Celular lento? Saiba como a função Assistência do Aparelho pode te ajudar
O carregador do celular pode ficar na tomada o dia inteiro?

Você pode cadastrar a digital dos seus dedos para desbloquear seu celular rapidinho com apenas um toque. Mas, sabia que o sensor de biometria foi ganhando novas funções em aplicativos e sistemas? Quer descobrir o que mais você pode fazer com ele? Dá só uma olhadinha! 😉
Além de desbloquear: 5 coisas que você pode fazer com o sensor de digital

Gente, antes de começar, é importante lembrar que os sensores desenvolvidos pelas fabricantes (Samsung, Apple, Motorola, ASUS, Xiaomi) costumam adicionar funções diferentes para cada tipo de sensor.

Por exemplo, o Samsung Galaxy S10+ por ter um sensor de digital mais recente que o Samsung Galaxy J6 acaba oferecendo mais funções. Por isso, algumas funções podem ser diferentes, tá? Vamos lá!

1. Desbloquear aplicativos

Além de desbloquear o celular, a Biometria também é oferecida como uma alternativa de acesso para alguns aplicativos. Assim, você só precisa colocar seu dedinho e confirmar sua identidade para entrar naquele aplicativo.
O que é autenticação em dois fatores
Como ativar a autenticação em duas etapas nas redes sociais



Essa função é bem popular, né? Sabia que ela já está disponível em redes sociais, aplicativos de banco e até mesmo em outros serviços. Além dela ser um jeitinho mais fácil de acessar sua conta naquele app, ela também é mais uma camada de segurança. Assim, é só ativar a "Autenticação de dois fatores" para proteger um pouquinho mais seus dados.

2. Ver notificações

Em alguns modelos, você também pode deslizar seu dedo para baixo no sensor de digital para abrir o painel de notificações. Dá para ativar esse gesto lá na parte de "Configurações" do seu celular.
Como esconder notificações de apps da tela de bloqueio do Android



Por exemplo, em smartphones Galaxy, você pode ir em "Configurações" > "Recursos Avançados" > "Movimentos e Gestos" > "Gestos do sensor de digital". Ativando essa opção, você consegue ver seu painel de notificações arrastando o dedo para baixo.

3. Tirar fotos

Se você gosta de tirar fotos, modelos como o Redmi 5 Plus, permitem que você tire fotos tocando no sensor de digital. O que pode ser bem prático na hora de tirar "Selfies". Afinal, você pode tirar fotos com a mesma mão que segura o celular. Bem legal, né? 💙



Para ativar essa função, é só ir em "Configurações da câmera" e ativar a opção "Disparo pelo sensor de digitais".

4. Ligar lanterna

Ah! Você também pode aproveitar algumas funções adicionais no seu sensor de biometria através do aplicativo "Gestos Identificação Digital" que está disponível para smartphones Android.



Com ele você pode adicionar e personalizar algumas funções para seu sensor de digital. Ah! Mas ele só funciona com sensores externos. Nos aparelhos mais novos com sensores por baixo da tela, infelizmente ainda não são compatíveis com o aplicativo, tá?




Mas, se você tem um sensor externo (na parte de trás do celular), você pode fazer com que ele ligue a lanterna do celular tocando sobre o sensor. O que pode ser bem prático quando estiver tudo escuro, né?
5. Fazer capturas de tela

Além disso, você também pode personalizar uma das funções para fazer capturas de tela no celular. O mais legal, é que você pode escolher o que vai acontecer em cada gesto. Você pode personalizar até 3 gestos diferentes: "Toque único", "Toque duplo" e "Toque rápido". Vale a pena conferir!



Prontinho! Agora você conhece algumas coisas que você pode fazer com o sensor de digital do celular. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos. 🥰