A situação da pandemia de covid-19 piorou em 14 municípios do Rio Grande do Norte, na semana entre os dias 1º e 8 de junho. A informação consta no Indicador Composto, elaborado e divulgado pelo governo estadual, que analisa uma série de fatores e dá notas para cada cidade. As informações são do Portal da tropical.

As regionais de Saúde de Santa Cruz (5ª) e de Pau dos Ferros (6ª) foram as que tiveram mais municípios com piora nos resultados em relação à semana anterior: três cidades em cada. Nas regiões de João Câmara (3ª), Caicó (4ª) e Açu (8ª), dois municípios pioram em cada uma delas.

Jás nas regiões de São José de Mipibu (1ª) e Mossoró (2ª), apenas um município registrou piora nos índices analisados. Na Região Metropolitana (7ª), nenhuma cidade piorou, todas ficaram em estabilidade em comparação à semana anterior.

Ao todo, 121 municípios ficaram estáveis no indicador composto e outros 32 tiveram melhora nos índices. Na semana passada, segundo os dados do governo, 32 municípios tinham piorado; 116 ficaram no mesmo nível; e 16 apresentaram melhora. A comparação entre as semanas mostra uma melhora na situação da pandemia no estado.

Na análise por município, apenas dois estão com nota vermelha (5), a pior do indicador: São Rafael e Apodi. Na semana passada, eram sete. Por outro lado, seis estão com nota verde clara (1), a melhor: Baía Formosa, Caiçara do Rio do Vento, Januário Cicco, Lagoa Nova, Jaçanã e Maxaranguape. Há uma semana, eram cinco.

Lista dos 20 piores municípios

São Rafael
Apodi
Carnaúba dos Dantas
Goianinha
Carnaubais
Porto do Mangue
Rafael Fernandes
Japi
Lucrécia
Frutuoso Gomes
Serra Negra do Norte
Brejinho
Parelhas
Lajes
Itajá
Itaú
São José de Mipibu
Poço Branco
Jardim de Piranhas
Florânia

Lista dos 20 melhores municípios

Baía Formosa
Caiçara do Rio do Vento
Januário Cicco
Lagoa Nova
Jaçanã
Maxaranguape
Bento Fernandes
João Câmara
Pedro Avelino
Major Sales
Serra de São Bento
Riacho de Santana
Riachuelo
Galinhos
Pilões
Messias Targino
Doutor Severiano
João Dias
Ruy Barbosa
Olho d’Água do Borges


Portal da Tropical