Foto: HVesna/Pixabay

Como forma de prevenir casos de pneumonia bacteriana (doença pneumocócica), que podem se somar às complicações causadas pela Covid-19, médicos têm recomendado a adultos a vacina pneumocócica 13-valente –conjugada (VPC13).Embora não previna contra o novo coronavírus, a ideia é proteger o organismo de agravamentos causados por outras doenças responsáveis por pneumonias. Especialistas consultados pela CNN Brasil recomendam que o imunizante seja usado principalmente por pessoas dos grupos de risco preconizados pelo Ministério da Saúde.

A vacina pneumocócica 13-valente – conjugada (VPC13) previne infecções causadas pela bactéria Streptococcos pneumoniae. O microrganismo conhecido como pneumococo é responsável por doenças graves como pneumonia, meningite, bacteremia, septicemia e otite.

Além da VPC13, existem outros dois tipos de vacinas pneumocócicas registradas no Brasil: a vacina pneumocócica 10-valente – conjugada (VPC10) e a vacina pneumocócica 23-valente –polissacarídica (VPP23), que apresentam pequenas variações na composição, mas têm o mesmo objetivo de proteger contra doenças graves causadas por pneumococos.

Recomendações

O Ministério da Saúde recomenda o uso da VPC13 em esquema de três doses durante o primeiro ano de vida, com início a partir dos 2 meses de idade, além de uma quarta dose entre 12 e 15 meses e, no mínimo, dois meses após a terceira dose.

As crianças entre 1 e 2 anos ainda não vacinadas devem receber duas doses, sem necessidade de reforço. Crianças entre 2 e 5 anos de idade recebem dose única. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a VPC13 previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças.

Crianças maiores de seis anos, adolescentes e adultos e idosos com doenças crônicas que justifiquem a vacinação, que não tenham sido imunizados na infância, devem tomar uma dose única. (veja quadro abaixo)



(Foto: Reprodução/CNN Brasil)

Uso da vacina em relação à Covid-19 é questionado

A pneumonia bacteriana está entre as complicações causadas pelo uso prolongado de ventilação mecânica, recurso que vem sendo utilizado com frequência em pacientes graves de Covid-19. No entanto, não há uma relação direta entre a doença pneumocócica e a Covid-19, segundo a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai.

“O pneumococo não é uma bactéria que comumente causa infecção nos pacientes com Covid-19. Portanto, não há a recomendação técnica da vacinação contra o pneumococo para uma população que a gente não considera de risco por conta da Covid-19”, afirma Isabella.

Ela explica que a pneumonia causada por pneumococos é uma das complicações mais comuns da gripe, outra infecção respiratória, mas causada por vírus do tipo influenza. E que a gripe aumenta a susceptibilidade do indivíduo e facilita a infecção pelo pneumococo.

Oferta pelo SUS

A vice-presidente da SBIm reforça que as pessoas que fazem parte dos grupos recomendados pelo Ministério da Saúde devem buscar a vacinação junto à rede pública, nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), disponíveis em todas as regiões do Brasil. “A vacina disponível nos CRIEs está sobrando. Muitas vezes, médicos e a população em geral desconhecem a disponibilidade dos CRIEs”, afirma.

A especialista destacou, ainda, a importância da imunização entre as crianças menores de seis anos. A vacina pneumocócica 10-valente – conjugada (VPC10) é oferecida de forma gratuita para esse público nos postos de saúde. “A cobertura vacinal está em torno de 60 a 70%, essas crianças precisam ser vacinadas. Para quem tem condições, uma opção é a vacina pneumocócica 13 na rede privada, também indicada para menores de 6 anos”, ressaltou.

A médica infectologista Rosana Richtmann, do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, afirma que a vacina oferece uma proteção a mais contra a pneumonia bacteriana, mas não deve ser alvo de corrida às clínicas pela população. “A indicação mais formal seria para a população acima de 50 anos, que teria maior risco de ter esse tipo de pneumonia”, afirmou Rosana.

A infectologista também reforçou a importância da imunização dos grupos prioritários. “As pessoas que fazem parte deles devem procurar a imunização o quanto antes. É um direito, e elas não precisam pagar para receber essa vacina”, ressaltou.

Sobre a bactéria pneumococo

O pneumococo (Streptococcus pneumoniae) é uma bactéria encontrada nas mucosas da orofaringe (parte da garganta localizada atrás da boca) e nasofaringe (parte superior das vias aéreas que serve de passagem a partir do nariz à garganta).

O microrganismo pode levar a infecções graves nos pulmões (pneumonia), no sangue (bacteremia, sepse) e na membrana que reveste o cérebro (meningite). As infecções mais invasivas, como a sepse e a meningite podem provocar quadros clínicos graves, levando à hospitalização e à morte. Segundo os especialistas, as vacinas são a melhor forma de proteção contra o pneumococo.

CNN Brasil