Foto: Sérgio Lima/Poder360

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) perdeu processo por danos morais contra a revista Veja e os jornalistas Nonato Viegas e Hugo Marques. Ele terá que pagar R$ 13.100 aos advogados dos jornalistas.
A ação foi movida devido à reportagem intitulada “O esquema cearense”. O texto, publicado no período eleitoral de 2018, dizia que a Procuradoria da República apurava a existência de um esquema de extorsão contra empresários do Estado e que um ex-tesoureiro do Pros, Niomar Calazans, implicava Ciro.

Niomar dizia na reportagem que o esquema era usado para financiar campanhas e que Ciro e seu irmão Cid Gomes haviam comprado por R$ 2 milhões o controle do partido no Ceará durante as eleições de 2014.

O ex-ministro afirmou à Justiça que as acusações eram “levianas, ofensivas e inverídicas” e que a revista jamais deveria ter publicado o texto sem dispor de provas.

Ciro disse ainda que a reportagem foi publicada no mesmo dia em que começou o horário eleitoral na televisão e na rádio, e que o objetivo seria ferir sua candidatura.

Para ele, os jornalistas haviam extrapolado a liberdade de imprensa para “atacar, ofender e manchar, de forma falaciosa e irresponsável” a sua reputação, vinculando-o “de forma inverídica” aos escândalos da Operação Lava Jato. Ciro queria receber indenização de R$ 100 mil.

O juiz Rogério de Camargo Arruda, da Justiça de São Paulo, disse na sentença que a publicação não extrapolou o direito de informar, que são fatos de interesse público. Ele considerou que a matéria da Veja foi baseada não somente em entrevistas, mas em delações premiadas homologadas na Lava Jato.

Ciro tentou recorrer da decisão do Tribunal, sem sucesso. Não cabe mais recurso contra a decisão. Ele foi condenado a pagar os honorários de sucumbência dos advogados dos jornalistas.

Poder 360